Infância Mbyá-Guarani e o processo educativo dos “pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim

Autores

  • Luana Santos da Silva
  • Mártin César Tempass
  • Narjara Mendes Garcia

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.281

Palavras-chave:

Infâncias, formação de educadores, Mbyá Guarani, crianças indígenas

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre a infância indígena Mbyá-Guarani, com foco nos processos educativos. Foram investigadas as interconexões a partir das concepções da Sociologia da Infância, da Antropologia da Criança e dos aspectos que transpassam a Educação Ambiental. Os sujeitos dessa pesquisa foram os “pequenos indígenas” MbyáGuarani da aldeia Pindó Mirim, que se situa em Itapuã, município de Viamão/RS. Como método de pesquisa-intervenção, foi usada a cartografia. A partir dos resultados, pode-se concluir que as crianças indígenas da Tekoá Pindó Mirim são atores sociais plenos, que tem autonomia e responsabilidades frente ao coletivo, e que as aprendizagens ocorrem no cotidiano de vida na aldeia. Essas experiências de educação e cuidado podem apresentar importantes contribuições para o campo da formação dos educadores.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

Silva, L. S. da, Tempass, M. C., & Garcia, N. M. (2019). Infância Mbyá-Guarani e o processo educativo dos “pequenos indígenas” da Tekoá Pindó Mirim. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 204–231. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.281

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas

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