Crianças A’uwẽ Uptabi/Xavante-MT

Ser e Estar no mundo

Autores

  • Severiá Maria Idioriê

Palavras-chave:

Crianças Xavante, processos educacionais, povos indígenas, educação, A’uwẽ

Resumo

O presente texto revela alguns aspectos do jeito de ser e estar no mundo das crianças A’uwẽ Uptabi/Xavante que vivem na aldeia Wede’rã na Terra Indígena Pimentel Barbosa, nos municípios de Canarana e Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso. O povo Xavante se autodenomina A’uwê Uptabi, povo verdadeiro. A maior parte dessas crianças são descendentes de Apowẽ, líder Xavante, que estabeleceu em 1946 o contato oficial com o Sertanista Francisco Meireles. Além da literatura, o texto considera as minhas memórias, as vivências com as crianças, entre elas minha filha e minhas sobrinhas (os), a escuta e observação do quotidiano da comunidade onde vivo. Como resultado, esperamos fortalecer as discussões no mundo acadêmico e nas práticas docentes. E, com isto, fortalecer processos em que os conhecimentos/saberes e a visão de mundo desses pequenos seres tão importantes para a sociedade do povo A’uwẽ sejam reconhecidos e valorizados.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

Idioriê, S. M. (2019). Crianças A’uwẽ Uptabi/Xavante-MT: Ser e Estar no mundo. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 162–182. Recuperado de https://rau2.ufscar.br/index.php/rau/article/view/279

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas

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