Nas casas, nos quintais, com a comunidade
cuidado e educação das crianças pequenas Xakriabá
DOI:
https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.274Palavras-chave:
criança indígena, criança pequena, educação, cuidadosResumo
O presente texto propõe-se a caracterizar os cuidados e a educação na constituição das corporalidades das crianças pequenas do povo indígena Xakriabá, Minas Gerais, Brasil. Do nascimento até quando estão maiores, por volta dos seis anos de idade, o cuidado e a educação das crianças Xakriabá ocorrem em seu grupo doméstico, entre as casas e os quintais. Analisamos as práticas de educação e cuidados embasados pela discussão sobre a noção de pessoa e fabricação do corpo, temas recorrentes nos estudos sobre crianças indígenas. As orientações quanto a práticas de alimentação, as massagens, os benzimentos e as simpatias revelam as noções do grupo sobre o desenvolvimento da criança frente ao ideal de corpo belo e saudável, o que envolve a participação da comunidade: mulheres, homens, outras crianças, parteiras, rezadores, benzedeiras, animais e coisas.
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