Nas casas, nos quintais, com a comunidade

cuidado e educação das crianças pequenas Xakriabá

Autores

  • Erica Dumont Pena
  • Rogério Correia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.274

Palavras-chave:

criança indígena, criança pequena, educação, cuidados

Resumo

O presente texto propõe-se a caracterizar os cuidados e a educação na constituição das corporalidades das crianças pequenas do povo indígena Xakriabá, Minas Gerais, Brasil. Do nascimento até quando estão maiores, por volta dos seis anos de idade, o cuidado e a educação das crianças Xakriabá ocorrem em seu grupo doméstico, entre as casas e os quintais. Analisamos as práticas de educação e cuidados embasados pela discussão sobre a noção de pessoa e fabricação do corpo, temas recorrentes nos estudos sobre crianças indígenas. As orientações quanto a práticas de alimentação, as massagens, os benzimentos e as simpatias revelam as noções do grupo sobre o desenvolvimento da criança frente ao ideal de corpo belo e saudável, o que envolve a participação da comunidade: mulheres, homens, outras crianças, parteiras, rezadores, benzedeiras, animais e coisas.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

Pena, E. D., & Silva, R. C. da. (2019). Nas casas, nos quintais, com a comunidade: cuidado e educação das crianças pequenas Xakriabá. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 65–82. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.274

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas