A Maldição da Tolerância
DOI:
https://doi.org/10.52426/rau.v12i1.343Palavras-chave:
Maldição da tolerância, modernos, modernidadeResumo
Não há nada mais fácil para um moderno do que ser tolerante. Como ele não o seria? Como nós não o seríamos? Não me refiro aqui aos “outros”, a todos aqueles que exortamos às virtudes da tolerância. Eu falo de “nós”, e esse “nós” não designa um coletivo concreto ao qual deveríamos saber se pertencemos ou não, mas o conjunto dos destinatários da mensagem moderna. É a mensagem moderna - retomada de uma forma ou de outra por uma diversidade de saberes - que cria essa verdadeira palavra de ordem, atribuindo-se instantaneamente como destinatário2 esse “nós”, que escreve ou fala, que lê ou ouve: “nós” não somos como os outros, aqueles que definimos por crenças que não podemos mais compartilhar, e isso constitui nosso orgulho, mas talvez também nosso drama. De fato, a época não é para cruzadas. A palavra de ordem até se desdobra, às vezes, em uma vibração nostálgica. Tolerante é aquele, ou aquela, que mede o quão dolorosamente pagamos pela perda das ilusões, das certezas que atribuímos àqueles que pensamos que “creem”. Felizes são aqueles cuja confiança permaneceu intacta; eles habitam o lugar para onde nós, modernos, não podemos retornar exceto como caricaturas, seitas ou totalitarismos.
Referências
DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mille Plateaux, Minuit, Paris, 1980.
FREUD, S. Résultats, idées, problèmes II, 1921-1938, PUF, Paris, 1987.
LATOUR, B. Nous n’avons jamais été modernes, La Decouverte, Paris, 1993.
______. Petite Reflexion sur le culte moderne des dieux faitiches, coll. “Les empêcheurs de penser en rond”, Synthélabo, Le Plessis-Robinson, 1996.
STENGERS, I. L’invention des sciences modernes, La Découverte, Paris, 1993.
______. Cosmopolitiques I, La Guerre des sciences, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, Paris, 1996a.
______. Cosmopolitiques II, L'invention de la mécanique, pouvoir et raison, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1996b.
______. Cosmopolitiques III, Thermodynamique, la rálité physique en crise, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1997a.
______. Cosmopolitiques IV, Mécanique quantique: la fin du rêve, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1997b.
______. Cosmopolitiques V, Au nom de la flèche du temps: le défi de Prigogine, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1997c.
______. Cosmopolitiques VII, Pour en Finir Avec la Tolérance, Paris, La Découverte/Les Empêcheurs de penser en rond, 1997d.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Antropologia da UFSCar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.