Corporificação do sagrado
experiências homoafetivas no terreiro de umbanda em uma cidade interiorana
DOI:
https://doi.org/10.14244/rau.v15i1.444Palavras-chave:
homens gays, conflitos, interior, entidadesResumo
Este artigo tem por objetivo compreender o lugar das homossexualidades masculinas no terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana e Tapinaré das Matas, através das narrativas e corporalidades produzidas no contexto interiorano. O terreiro citado encontra-se na cidade de Igarapé-Açu, no nordeste paraense, Brasil, que abarca inúmeras sexualidades dissidentes, além de entidades que se relacionam de várias formas com estes sujeitos. Por isso, analiso, primeiramente, a genealogia das poucas pesquisas sobre diversidade sexual e gênero em contextos interioranos, e logo em seguida, busco compreender, a partir das narrativas de um filho de santo gay e da entidade intitulada Zé Pelintra, as relações, conflitos e confluências que ocorre no barracão. Por fim, apresento o conceito de corporificação do sagrado, a fim de explorar as especificidades do espaço, a produção dos sujeitos e as formas de sagrado construídas no terreiro em uma cidade interiorana.
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