Situações de aprendizagem das crianças Baniwa na comunidade de Vista Alegre, noroeste amazônico
DOI:
https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.278Palavras-chave:
Baniwa, crianças indígenas, ensino e aprendizagem, educação indígenaResumo
Este artigo descreve as experiências de aprendizado das crianças Baniwa da comunidade de Vista Alegre no rio Cuiari, na TI Alto Rio Negro e procura refletir sobre os modos de transmissão e produção de conhecimentos infantis. A partir da etnografia do cotidiano e das situações de aprendizados das crianças em sua comunidade, pretende-se discutir o saber-fazer (paanhekaro padzeekataka) e os aconselhamentos entre os Baniwa. Tendo em vista que a noção de infância deve considerar o seu contexto sociocultural (Cohn 2005, 2013), o artigo pretende observar os espaços e as atividades das crianças na comunidade de Vista Alegre para esboçar questões sobre os processos de transmissão e produção de conhecimento entre os Baniwa.
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