Cobertores, microfones e roteiros

a experiência do podcast Mundo na Sala de Aula

Autores

  • Ana Luiza Noronha UNB
  • Hugo Virgílio de Oliveira UFF

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v13i1.372

Palavras-chave:

divulgação científica, ensino, podcast, antropologia

Resumo

Na antropologia, visitamos e revisitamos nossos registros de campo. A cada olhar, a cada retorno aos dados, achamos uma informação que poderia deixar o trabalho mais completo, ou que poderia fazer mais conexões com o que nós, antropólogos, observamos. É nesse sentido que surge o Mundo na Sala de Aula, uma série feita em formato de podcast que revisita registros e conteúdos do Mundaréu, um podcast de divulgação científica sobre Antropologia. Para a elaboração dos episódios, cada participante da equipe ouviu o material bruto da primeira temporada do Mundaréu e a partir disso foram selecionados os temas que seriam abordados. Os episódios do Mundo na Sala de Aula foram roteirizados, gravados, produzidos e editados pelos estudantes do Departamento de Antropologia da Unicamp e da Universidade de Brasília com orientação das professoras responsáveis pelo projeto, também destas duas universidades. Para além do objetivo de aproveitar materiais empíricos e achar novos tópicos para serem debatidos, essa série tem o objetivo de ser uma alternativa para discutir a antropologia em outros formatos, e que passou a ser utilizada como uma ferramenta durante o ensino remoto emergencial adotado pelas universidades citadas.

Referências

ABPOD. 2018: Podpesquisa 2018. Disponível em: <https://abpod.org/podpesquisa/>. Acesso em: 18 fev. 2021.

ABPOD. 2019: PodPesquisa 2019. Disponível em: <https://abpod.org/podpesquisa/>. Acesso em: 18 fev. 2021.

ABPOD. 2020: PodPesquisa 2020-2021 Produtores. Disponível em: <https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultados.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2021.

ALARCÓN, Rafael; BENDAYAN, Rebecca; BLANCA, Maria J. 2017: The Student Satisfaction with Educational Podcasts Questionnaire: Cuestionario de satisfacción con podcasts educativos. Escritos de Psicología. 10(2):126-133.

ANTROPÓLIS, 2020: Locução de: Guilhermo Alderaldo; Francisco Neto; Claudia Turra. Podcast. Disponível em: https://spoti.fi/3439Isz

CARVALHO, Ana A. A. 2009. Podcasts no ensino: contributos para uma taxonomia. Ozarfaxinars, 1(8):1-15

CONVERSAS DA KATA, 2019: Locução de: Ana Carolina Oliveira; Bruner Titoneli; Marina Fonseca et al. Podcast. Disponível em: https://spoti.fi/2S1T72J

DAMATTA, Roberto. 2010: Relativizando; uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Editora Rocco.

DANTAS-QUEIROZ, Marcos. V.; WENTZEL, Lia. C. P.; QUEIROZ, Luciano L. 2018: Science communication podcasting in Brazil: The potential and challenges depicted by two podcasts. Anais da Academia Brasileira de Ciencias, 90(2):1891–1901.

ETNOGRAFANDO O FIM DO MUNDO, 2020: Locução de: Andreza Benila. Podcast. Disponível em: https://spoti.fi/367h1C5

EVANS-PRITCHARD, Edward E. 2005: Bruxaria, oráculos e magia entre os Azande. Rio de Janeiro: Editora Zahar.

FERREIRA, Sónia; TRAVANCAS, Isabel. 2014: Antropologia da mídia: um campo em construção no Brasil e em Portugal. Revista FAMECOS, 21(2):622-646.

FLEISCHER, Soraya R.; MOTA, Julia C. 2021: Mundaréu: Um Podcast De Antropologia Como Uma Ferramenta Polivalente. GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, 6(1):1-21.

FREIRE, Eugênio. P. 2011: O podcast como ferramenta de educação inclusiva para deficientes visuais e auditivos. Revista Educação Especial, 24 (40):195-206.

______ 2013. Podpesquisa: análise educativa de uma pesquisa sobre podcasts. Poiésis. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 7(11):149-167

GLOBO: Podcasts e a crescente presença entre os brasileiros: 17 de julho de 2021 Disponível em: <https://gente.globo.com/pesquisa-infografico-podcasts-e-a-crescente-presenca-entre-os-brasileiros/>: Acesso em: 17 de agosto de 2021

INGOLD, Tim. 2009: Antropologia: para que serve? Editora Vozes.

JESUS, Wagner B. 2014. Podcast e educação: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. PPGE, Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”.

KERE-KERE, Rádio. 2021: Rádio Kere-Kere, viver antropologia e fazer podcast em rede. Disponível em: <https://radiokerekere.wordpress.com/>.

MALINOWSKI, Bronislaw. 1978: Argonautas do Pacífico Ocidental (2ª ed.). São Paulo: Abril Cultural.

MUNDARÉU, 2019: Locução de: Daniela Manica e Soraya Fleischer. Podcast. Disponível em: https://bit.ly/3j4f1xX

MUNDO NA SALA DE AULA, 2020: Locução de: Ana Noronha; Arthur Ulhoa; Hugo Virgilio et al. Podcast. Disponível em: https://bit.ly/2G6Q3Qe

OBSERVANTROPOLOGIA, 2020: Locução de: Camilla Iumatti Freitas, Stephanie Sacco e Patrícia Pinheiro. Podcast. Disponível em: https://bityli.com/rmwJk

SELVAGERIAS, 2019: Locução de: Beatriz Braga; Lucas Lippi; Tainá Scartezini et al. Podcast. Disponível em: https://spoti.fi/30qbV0j

SEVERO DA SILVA, Maurício. 2019 O uso do podcast como recurso de aprendizagem no ensino superior. Dissertação de Mestrado. PPGE, Universidade do Vale do Taquari.

SILVA, Roniel S.; BODART, Cristiano N. 2015: O uso do Podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus. Educação, Ciência e Cultura, 20(1):137-153.

SOUTHERN, Lucinda. 2020: “Podcasting’s winners and losers during coronavírus”. Digiday.2020. Disponível em: https://bit.ly/3fe8UrT Acesso em: 20 de janeiro de 2020.

SOUZA DE SOUSA, Lumárya. 2019: FavelAção: experiências de letramento midiático através da pesquisa-ação. Dissertação de Mestrado. PPGCOM, Universidade Federal Fluminense.

SOUZA, Janine. F.; MOTA, Kátia. M. S. 2007: O silêncio é de ouro e a palavra é de prata? Considerações acerca do espaço da oralidade em educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, 12(36):505–514.

VICENTE, Eduardo. 2018: “Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio”. In: R. L. Soares & G. Silva. (Orgs.), Emergências periféricas em práticas midiáticas. São Paulo: ECA/USP. pp. 88-107.

Downloads

Publicado

05-12-2021

Como Citar

Noronha, A. L., & Oliveira, H. V. de. (2021). Cobertores, microfones e roteiros: a experiência do podcast Mundo na Sala de Aula. Revista De Antropologia Da UFSCar, 13(1), 217–235. https://doi.org/10.52426/rau.v13i1.372