Os sonhos da criança Ava-guarani

circulação de saberes e autonomia da infância indígena através da participação na experiência onírica na aldeia Ocoy/Pr

Autores

  • Denize Refatti

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.277

Palavras-chave:

infância, sonhos, conhecimento, Ava-guarani, criança indígena

Resumo

Este artigo discute os modos como os Ava-guarani vivenciam a experiência do sonhar e os seus desdobramentos no cotidiano da aldeia Ocoy, localizada no oeste paranaense. Partindo do princípio de que as maneiras de experienciar os sonhos e suas interpretações não são universais, busca-se discutir principalmente sobre o modo como as crianças Ava-guarani vivenciam o onírico, enfatizando sua autonomia e participação neste universo, como aprendem a sonhar e o que aprendem com seus sonhos. Apresento uma breve discussão sobre a infância indígena e sobre o modo como as crianças são iniciadas na experiência do sonhar, a partir da análise de dois desenhos e de narrativas oníricas feitas por algumas crianças do Ocoy, durante minha pesquisa de mestrado. Destaca-se ainda que experiência onírica pode ser entendida enquanto fonte de conhecimento, uma vez que a atividade de sonhar para os Guarani é algo que se aprende e se ensina, ou seja, a experiência onírica é também um processo importante de transmissão de saberes, iniciado ainda na infância.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

Refatti, D. (2019). Os sonhos da criança Ava-guarani: circulação de saberes e autonomia da infância indígena através da participação na experiência onírica na aldeia Ocoy/Pr. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 123–139. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.277

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas

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