As crianças Kaingang

educação escolar e os processos próprios de aprendizagem

Autores

  • Bruno Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.275

Palavras-chave:

crianças kaingang, educação escolar indígena, educação indígena, crianças indígenas

Resumo

O presente texto é uma reflexão a respeito dos processos de construção de conhecimento das crianças nas formas coletivas do saber compartilhado do povo Kaingang. O estudo foi realizado especialmente em comunidades onde as pessoas são falantes da língua materna kaingang. Para sua realização, foi fundamental o diálogo com os Kofá (velhos/ as) a respeito das formas de construir conhecimentos e sua transmissão para as crianças, o que é de grande importância. Nessas comunidades, as crianças e os adultos ocupam os mesmos espaços para aprender, o que resulta em crianças mais autônomas, pois o seu aprender está baseado no ouvir, observar e experimentar. Além dos espaços tradicionais e formas próprias do dia-a-dia na comunidade, a escola aparece como mais um lugar que, gradativamente, está sendo ressignificado pelas crianças, professores indígenas e de forma mais geral pelos Kaingang, como espaço de diálogo entre os conhecimentos indígenas e não indígenas. As reflexões que trago nesse trabalho fazem parte da dissertação de mestrado apresentado na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o titulo “Educação Kaingang: Processos Próprios de Aprendizagem e Educação Escolar”.

Referências

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

Ferreira, B. (2019). As crianças Kaingang: educação escolar e os processos próprios de aprendizagem. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 83–100. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.275

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas

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