As grafias – traços, linhas, escrita, gráficos, desenhos - como perturbação no conhecimento antropológico
DOI:
https://doi.org/10.52426/rau.v12i2.345Palavras-chave:
grafia, escrita, descrição, imagem, estéticaResumo
Trata-se neste artigo ensaístico de sugerir o deslocamento da ênfase posta na relação entre antropologia e escrita para a de antropologia e suas grafias.
Referências
BALANDIER, George. 1994. “L’effet d’écriture en anthropologie”. In: Communications Année, (58)1: 23-30.
BATESON, Gregory. 2006 (1936). Naven: Um esboço dos problemas sugeridos por um retrato compósito, realizado a partir de três perspectivas, da cultura de uma tribo da nova guiné. São Paulo: Edusp.
BARSHT, Konstantin. 2001a. “L‘écriture dessinée: une ‘idéographiecréatrice’”. In: Revue Item. URL: http://www.item.ens.fr/index.php?id=223406.
______. 2001b. “Dostoïevski: le dessin comme écriture”. In: Genesis (ManuscritsRecherche-Invention), (17): 113-130. URL: www.persee.fr/doc/item_1167-5101_2001_num_17_1_1200.
______. 2004 (1996). Dostoievski: Du dessin à l‘écriture romanesque. Paris: Hermann.
CHAZAN-GILLIG, Suzanne. 1998. “Lieux de parole et d‘écriture”. In: Journal des anthropologues, (75): 45-62. URL: http://journals.openedition.org/jda/2637.
CLIFFORD, James; MARCUS, George (eds.). 1986. Writing Culture: The Poetics and Politics of Ethnography. California: University of California Press.
DELEUZE, Gilles. 2003. Resposta a uma questão sobre o sujeito. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. URL: http://intermidias.blogspot.com.br/2008/10/resposta-uma-questo-sobreo-sujeito-por.html.
FRAZER, James. 1922. “I. The King of the Wood”. In: The Golden Bough: A Study of Magic and Religion. New York: MacMillan Publishers, pp. 20-28.
GEERTZ, Clifford. 1988. Works and Lives: The Anthropologist as Author. Stanford: Stanford University Press.
______. 1989. “Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura”. In: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, pp. 13-41.
GIL, Fernando. 1998. “La bonne description”. In: Enquête, (6): 129-152. URL: http://journals.openedition.org/enquete/1493.
GOW, Peter. 1990. “Could sangama read? The origin of writing among the Piro of Eastern Peru”. In: History and Anthropology, (5)1: 87-103. URL: <http://dx.doi.org/10.1080/02757206.1990.9960809>.
INGOLD, Tim. 2007. Lines: A Brief History. London: Routledge,
______. 2011. Being Alive: Essays on movement, knowledge and description. London:
Routledge.
______. 2013 (2011). Redrawing Anthropology. Farnham: Ashgate, 2ª Ed.
KOFES, Suely. 2009. Dilemas da maçonaria Contemporânea. Campinas: Ed. Unicamp.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. 2015. A Queda do Céu. São Paulo: Companhia das Letras.
LEBNER, Ashley. 2016. “La redescription de l‘anthropologie selon Marilyn Strathern”. In: L’Homme (218): 117-149. URL: http://journals.openedition.org/lhomme/28946
MALINOWSKI, Bronislaw. 1965. “App. II. Confessions of Ignorance and Failure”. In: Coral Gardens and their Magic. Indiana University Press, pp. 452-480.
______. 1976 (1922). “Introdução: Tema, Método e objetivo desta pesquisa”. In: Os Argonautas do Pacifico Ocidental: Um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural.
OLDÁN, Arturo Álvarez. 2002. “Writing ethnography: Malinowski’s fieldnotes on Baloma”. In: Social Anthropology, (10)3: 377–393. European Association of Social Anthropologists 377, Printed in the United Kingdom.
SHRIVER, Ryan. 2010. “Mask and Shadow, Eye and Mind: Reversibility and Depth”. Spring pp. 1-14. URL: https://www.academia.edu/245636/Mask_and_Shadow_Eye_and_Mind_Reversibility_and_Depth.
STRATHERN, Marilyn. 1999. “The Ethnographic Effect I&II”. pp. 1-28 / 229-233, in:
STRATHERN, M. Property, Substance and Effect. London: The Athlone Press.
TAUSSIG, Michael. 2011. I swear I saw this. Chicago: The University of Chicago Press.
WAGNER, Roy. 2010. Coyote Anthropology. Nebraska: University of Nebraska Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Antropologia da UFSCar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.