Perspectiva acústica Ticuna (Magüta) e os perigos de se “ficar no silêncio”

Autores

  • Edson Tosta Matarezio Filiho UFAM

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v13i1.365

Palavras-chave:

Ticuna, ritual, perspectiva acústica, silêncio, canto

Resumo

A Festa da Moça Nova, a iniciação feminina dos Ticuna à vida adulta, é um ritual em que a música deve soar a todo momento. Como atestam muitas narrativas míticas, as festas que foram negligenciadas ou as moças que foram deixadas “no silêncio” acabaram sendo raptadas por seres mal-intencionados. Tudo indica que esses rituais reforçam a perspectiva acústica Ticuna (Magüta), garantindo que as moças permaneçam como ‘pessoas-de-verdade’ (du’ü̃güü̃chi).

Referências

ANGARITA, Abel Antonio Santos Wachiãükü. 2013. Percepción tikuna de Naane y Naüne: territorio y cuerpo. Dissertação de Mestrado. Instituto Amazónico de Investigaciones, Universidad Nacional de Colombia.

BRABEC de MORI, Bernd. 2012. “About magical singing, sonic perspectives, ambient multinatures, and the conscious experience”. Indiana, 29: 73-101. Disponível em: https://journals.iai.spk-berlin.de/index.php/indiana/article/view/ 2020/1658

______. 2015. “El oído no-humano y los agentes en las canciones indígenas: ¿un ‘eslabón perdido‘ ontológico?”. In: B. Brabec de Mori; M. Lewy; M. A. García. (ed.), Sudamérica y sus mundos audibles Cosmologías y prácticas sonoras de los pueblos indígenas. Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut Preußischer Kulturbesitz, pp. 99-118. Disponível em: https://bit.ly/2DkLCOk

FIRMINO, Lucinda S. & GRUBER, Jussara G. 2010. Ore i nucümaügüü: Histórias Antigas. Benjamin Constant: Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngues – OGPTB/Coleção Eware.

GAUTIER, A. M. O. 2016. “Acoustic multinaturalism, the value of nature, and the nature of music in ecomusicology”. Boundary 2, 43 (1): 107–141.

GOULARD, Jean-Pierre. 2009. Entre Mortales e Inmortales – El Ser según los Ticuna de la Amazonía. Lima: CAAAP/CNRS-MAEE-IFEA.

______. 2012 “La metamorfosis ritual: la identidad religiosa en la Amazonia”. Revista Colombiana de Antropología, 48 (2): 15-37.

GRUBER, Jussara Gomes. 1999. “Instrumentos musicais ticunas”. Apostila manuscrita. Publicado também no volume organizado por Antonio Alexandre Bispo: Die Musikkulturen der Indianer Brasiliens - II, em Musices Aptatio-1996/97- Jahrbuch, Roma, Consociatio lntemationalis Musicae Sacrae.

HOUSEMAN, Michael. 1999. “Quelques configurations relationnelles de la douleur”. In: F. Héritier (ed.), De la violence II. Paris : Editions Odile Jacob. pp.77-112.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1986. A Oleira Ciumenta. São Paulo: Editora Brasiliense.

______. 2004 [1964]. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac & Naify.

______. 2008[1955]. “A Estrutura dos Mitos”. In: Antropologia Estrutural um. São Paulo: Cosac Naify. pp. 221-248.

______. 2011[1971]. O Homem Nu. São Paulo: Cosac & Naify.

______. 2013 [1958] “A Gesta de Asdiwal”. In: Antropologia Estrutural dois. São Paulo: Cosac Naify. pp. 167-223.

LEWY, Matthias. 2015. “Más allá del ‘punto de vista‘: sonorismo amerindio y entidades de sonido antropomorfas y no-antropomorfas”, In: B. Brabec de Mori; M. Lewy; M. A. García. (ed.), Sudamérica y sus mundos audibles Cosmologías y prácticas sonoras de los pueblos indígenas.Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut Preußischer Kulturbesitz. pp. 83-98. Disponível em: https://bit.ly/2DkLCOk

LIMA, Tânia Stolze. 1996. “O Dois e seu Múltiplo: Reflexões sobre o Perspectivismo em uma Cosmologia Tupi”. Mana, 2(2): 21-47.

MATAREZIO FILHO, Edson T. .2011. “Alguns aspectos do sistema musical-ritual dos Ticuna”. In: V. ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, Belém. Revista dos Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET : 169-177.

______. 2014a. “Para crescer é preciso sofrer. A Festa da Moça Nova dos Ticuna”. In: Anais do II Seminário Infância Criança Indígena, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Disponível em: https://bit.ly/2Pt6p9A

______. 2014b. “Do corpo ao cosmos - condensa es rituais dos Ticuna”. Periferia (Bellaterra), 19: 28-54. https://doi.org/10.5565/rev/periferia.426

______. 2015a. “A Canção dos Imortais dos índios Ticuna”. In: Aquino, Z. G. O.; Gonçalves Segundo, P. R.; Marega, L. M. P.; Cavalcante F., U.; Santos, T. J. F.; Dioguardi, G. (ed.), A multidisciplinaridade nos estudos discursivos. São Paulo: Editora Paulistana. pp. 178-202. Disponível em: https://bit.ly/2TdKphl

______. 2015b. “Trompetas ticuna de la Fiesta de la Moça Nova”. In: B. Brabec de Mori; M. Lewy; M. A. García. (Org.), Sudamérica y sus mundos audibles Cosmologías y prácticas sonoras de los pueblos indígenas. Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut Preußischer Kulturbesitz. pp. 121-135. Disponível em: https://bit.ly/2DkLCOk

______. 2017. “O amadurecimento dos corpos e do cosmos - mito, ritual e pessoa ticuna”. Revista De Antropologia, 60(1): 193-215. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2017.132073

______. 2019a. A Festa da Moça Nova: ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna. São Paulo: Editora Humanitas.

______. 2019b. “Uma passagem entre as duas Américas: mito e ritual ticuna”, Etnográfica, 23 (3): 579-604. https://doi.org/10.4000/etnografica.7214

______. 2019c. “Do resgate de almas à execução do feiticeiro: notas sobre o xamanismo Ticuna”. Sociedade E Cultura, 22(1): 218-239. https://doi.org/10.5216/sec.v22i1.49691

______. 2020. “Do ponto de vista das moças: a circulação de afetos na Festa da Moça Nova dos Ticuna”. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, 15(1), e20190065: 1-21. https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2019-0065

MENEZES BASTOS, Rafael José de; PIEDADE, Acácio Tadeu de Camargo. 1999. “Sopros da Amazônia: sobre as músicas das sociedades tupi-guarani”. Mana, 5(2): 125-143.

MONTES RODRÍGUEZ, Maria Emilia. 1991. “Los cantos tradicionales entre los Ticuna (Amazonas). Ensayo de caracterización. Textos de la música vocal en torno al ritual de iniciación feminina”. Programa de becas Francisco de Paula Santander, Instituto Colombiano de Cultura, Colombia. Manuscrito disponível em: https://bit.ly/2RNdsXg

______. 2004. Morfosintaxis de la lengua tikuna: Amazonia Colombiana. Bogotá: Ediciones Uniandes (Lenguas Aborígenes de Colombia. Descripciones; 15).

ROSSE, Eduardo P. 2016. “Processos de microvariação nas estéticas ameríndias”. PROA: Revista de Antropologia e Arte, 6: 104-120.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 2002. “Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena”. In: A Inconstância da Alma Selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac & Naify.

WISNIK, José Miguel. 1989. O som e o sentido. Uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras.

ZEMPLÉNI, Andras. 1991. “Initiation.” In: P. Bonte ; M. Izard (ed.), Dictionnaire de l’ethnologie et de l’anthropologie. Paris: Presses Universitaires de France.

Filmografia

MATAREZIO FILHO, Edson Tosta. 2014c. IBURI Trompete dos Ticuna, Filme documentário, DVD, NTSC, 14 min., color, som. São Paulo de Olivença (AM)/São Paulo (SP): LISA-USP/FAPESP. Disponível em: https://vimeo.com/108367090

MATAREZIO FILHO, Edson. T.; SENLLE, Marilia. Caminho de Mutum. Filme. 2018. NTSC, cor, 20 min. LISA-USP. Disponível em: https://vimeo.com/lisausp/caminhodemutum

Downloads

Publicado

05-12-2021

Como Citar

Matarezio Filiho, E. T. (2021). Perspectiva acústica Ticuna (Magüta) e os perigos de se “ficar no silêncio”. Revista De Antropologia Da UFSCar, 13(1), 60–74. https://doi.org/10.52426/rau.v13i1.365

Edição

Seção

Dossiê A Palavra nos mundos indígenas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.