Juntando os fios das coleções Katxuyana

Patrimônio

Autores

  • Astrid Kieffer-Døssing

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v9i1.185

Palavras-chave:

Patrimônio, povos indígenas, coleções museológicas, valores, montagens (assemblages)

Resumo

Este artigo investiga coleções museológicas oriundas dos Katxuyana – povo indígena que habita o norte do estado do Pará, no Brasil – e abrigadas em museus na Dinamarca, na Noruega e na Grã-Bretanha. Os objetos que compõem as coleções aqui abordadas foram coletados por duas expedições dinamarquesas realizadas no final dos anos de 1950 que, após serem armazenadas nos museus, acabaram esquecidas tanto por seus curadores como pelos próprios Katxuyana até o ano de 2012, quando foram redescobertas. Este texto baseia-se em meu trabalho com esses objetos, além de materiais de arquivo, fotografias e entrevistas com os Katxuyana e com curadores dos museus. Do ponto de vista teórico, o texto trata coleções como montagens (assemblages). Nesta perspectiva, coleções são entendidas como entidades dinâ- micas constituídas por componentes humanos e materiais cujas relações estão em constante transformação. Tal aspecto processual é também relevante para compreendermos como os valores das coleções museológicas se alteram com o tempo: a relação entre humanos e objetos nessas montagens influencia o que se julga ter valor. Deste modo, o valor de objetos guardados em museus não é intrínseco a estes mesmos objetos, mas emerge nos momentos e contextos em que eles estabelecem relações com pessoas. Ilustro essa dinâmica com exemplos da construção das coleções Katxuyana como montagens, e de como valores foram e são construídos a partir disso no passado e no presente. Assim, este artigo espera ilustrar de que modo coleções museológicas detêm rico potencial para informar continuamente sobre passado, presente e futuro por meio de sua permanente remontagem (re-assemblage).

Referências

Byrne, Sarah, Anne Clarke, Rodney Harrison and Robin Torrence. 2011. “Networks, Agents and Objects: Frameworks for Unpacking Museum Collections”. In: Unpacking the Collection (eds. Sarah Byrne, Anne Clarke, Rodney Harrison & Robin Torrence). Springer Science+Business Media: New York, pp. 3-26.

Carman, John. 2010. “Promotion to heritage: How museum objects are made”. In: Encouraging collections mobility – A way forward for museums in Europe (eds. Susanna Petters- son, Monika Hagedorn-Saupe, Teijmari Jyrkkiö & Astrid Weij). Finnish National Gallery, Erfgoed Nederleand & Institut für Museumsforschung, Staatliche Museen zu Berlin, pp. 74-85.

Fairclough, Graham. 2008. “New Heritage, an Introductory Essay – People, Landscape and Change”. In: The Heritage Reader (eds. Graham Fairclough, Rodney Harrison, John H. Jameson Jnr & John Schofield). Routledge: London & New York, pp. 297-312.

Foster, Robert J. 2012. “Notes for a Networked Biography: The P. G. T. Black Collection of Oceanic Things”. Museum Anthropology, vol. 35, issue 2, pp. 149-169.

Gabriel, Mille. 2015. “Fortiden, fremtiden og det etnografiske museum. Samtidsindsamling, videndeling og medkuratering”. In: Etnografi på museum. Visioner og udfordringer for etnografiske museer i Norden (eds. Ulf Johansson Dahre & Thomas Fibiger). Aarhus Universitetsforlag: Aarhus, pp. 25-53.

Girardi, Luisa Gonçalves. 2011. Gente do ‘Kaxuru’: mistura e transformação entre um povo indígena karib-guianese. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Gosden, Chris & Chantal Knowles. 2001. Collecting Colonialism. Material Culture and Colonial Change. Berg: Oxford & New York, chapter 1: “People, Objects and Colonial Relations”, pp. 1-26.

Grupioni, Denise. 2010. Katxuyana. Enciclopédiia dos Povos Indígenas no Brasil. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/en/povo/katxuyana/print (acesso em 17/01/2017).

Grupioni, Denise Fajardo. 2009. Arte visual dos povos Tiriyó e Kaxuyana: padrões de uma estética ameríndia. São Paulo: Iepe.

Harrison, Rodney. 2013. “Reassembling Ethnographic Museum Collections”. In: Reassem- bling the Collection. Ethnographic Museums and Indigenous Agency (eds. Rodney Harri- son, Sarah Byrne & Anne Clarke). SAR Press: Santa Fe, pp. 3-35.

Harrison, Rodney, Graham Fairclough, John H. Jameson & Joh Schofield (2008): “Heritage, Memory and Modernity”. In: The Heritage Reader (eds. Graham Fairclough, Rodney Harrison, John H. Jameson Jnr & John Schofield). Routledge: London & New York, pp. 1-12.

Krmpotich, Cara & Laura Peers, with the Haida Repatriation Committee and staff of the Pitt Rivers Museum and British Museum. 2013. Haida material heritage and changing museum practice: this is our life. UBS Press: Vancouver & Toronto, chapter 1: “The Paths Bringing Us Together”, pp. 1-46.

Macdonald, Sharon. 2009. “Reassembling Nuremberg, reassembling heritage”. Journal of Cultural Economy, volume 2, no. 1-2, pp. 117-134.

Mason, Randall. 2008. “Assessing Values in Conservation Planning. Methodological issues and choices”. In: The Heritage Reader (eds. Graham Fairclough, Rodney Harrison, John H. Jameson Jnr & John Schofield). Routledge: London & New York, pp. 99-124.

Peers, Laura & Alison K. Brown. 2003. “Introduction”. In: Museums and Source Communities. A Routledge Reader (eds. Laura Peers & Alison K. Brown). Routledge: London & New York, pp. 1-16.

Pétursdóttir, Thóra. 2013. “Concrete matters: Ruins of modernity and the things called heritage”. Journal of Social Archaeology, volume 13, no. 1, pp. 31-53.

Rocha, Gilmar, Johnny Alvares & Adriana Russi. 2013. Educação Patrimonial em Oriximiná – aspectos de um programa de extensão universitária Amzônia brasileira. Unpublished Portuguese translation of presentation at Séminaire de discussions franco-brésiliennes sur Amazonie, at Sorbonne University, Paris.

Russi, Adriana. 2014. Tamiriki, pata yotono kwama: A reconstrução de uma casa, a valorização de uma cultura e o protagonismo dos ameríndios Kaxuyana ás margens do Rio Cachorro (Oriximiná-PA). Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

Satterthwait, Leonn. 2008. “Collections as Artefacts. The Making and Thinking of Anthropological Museum Collections”. In: The Makers and Making of Indigenous Australian Museum Collections (eds. Nicholas Peterson, Lindy Allen & Louise Hamby). Melbourne University Press: Carlton, pp. 29-60.

Silva, Fabíola A. & Cesar Gordon. 2013. “Anthropology in the Museum. Reflections on the curatorship of the Xikrin Collection”. Vibrant, 2013, volume 10, no. 1, pp. 425-468.

Smith, Laurajane. 2006. Uses of heritage. Routledge: London & New York, chapter 2: “Her- itage as a cultural process”, pp. 44-84.

Wingfield, Chris. 2013. “Reassembling the London Missionary Society Collection”. In: Re- assembling the Collection. Ethnographic Museums and Indigenous Agency (eds. Rodney Harrison, Sarah Byrne & Anne Clarke). SAR Press: Santa Fe, pp. 61-87.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

Kieffer-Døssing, A. (2017). Juntando os fios das coleções Katxuyana: Patrimônio. Revista De Antropologia Da UFSCar, 9(1), 201–219. https://doi.org/10.52426/rau.v9i1.185

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.