Viver bem e a cerâmica

técnicas artefatuais e sociais na Amazônia

Autores

  • Luisa Elvira Belaunde

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v9i2.211

Palavras-chave:

política indígena, Amazônia peruana, cerâmica amazônica, viver bem, arte indígena

Resumo

O artigo analisa o conteúdo político da cerâmica e sua relevância para compreender as sociocosmologias ameríndias do viver bem. Argumenta que as técnicas da olaria são técnicas sociais que fazem da delicadeza uma arte política, pois têm como propósito moldar panelas e formar pessoas a sabendas da fragilidade da cerâmica e das relações sociais. O estudo da olaria permite abordar noções indígenas de temporalidade, semelhança e diferença, em contraste com os discursos oficiais contemporâneos do “pluri” e do “multi” que instrumentalizam os conceitos ameríndios, distanciando-os da experiência do território e da criação dos filhos.

Referências

ALBÓ, Xavier. 2011. “Suma Qamaña: Vivir Bien ¿Cómo medirlo?”. In: I. Farah e L. Vasapollo (eds), Vivir bien: ¿Paradigma no capitalista? La Paz: CIDESUMSA/ Sapienza/Oxfam. pp. 133-44.

BELAUNDE, Luisa Elvira. 2001. Viviendo bien: género y fertilidad entre los Airo Pai de la Amazonía peruana. Lima: CAAAP.

BELAUNDE, Luisa Elvira e ECHEVERRI, Juan Alvaro. 2008. “El yoco del cielo es cultivado: Perspectivas sobre Paullinia yoco en el chamanismo airo-pai (Secoya-Tucano Occidental)”. Anthropológica, 26: 75-92.

BROWN, Michael. 1985. Tswewa´s Gift: Magic and Meaning in and Amazonian Society. Washington: Smithsonian Institute.

CAIUBY NOVAES, Silvia. 2016. “Iconografia e oralidade: sobre objetos e pessoas entre os Bororo”. GIS - Gesto, Imagem e Som Revista de Antropologia, 1 (1): 89 – 114.

CARVAJAL, Rolando. 2015. “Vivir bien la palabra hueca que no se cumple para nada.” http://www.erbol.com.bo/noticia/politica/29092015/silvia_rivera_vivir_bien_palabra_hueca_que_no_se_cumple_para_nada, publicado 29 Septembro, 2015, consultado 20 de março 2016.

CICAME, 1990. El bebedor de yajé Fernando Payaguaje, Ecorasa, Celestino Piaguaje. Shushufundi: Capuchinos Editorial.

CLASTRES, Pierre. 1974. La société contre l´État. Paris: Éditions de Minuit.

DE LA CADENA, Marisol. 2015. Earth Beings : Ecologies of practice across the Andean World. Durham: Duke University Press.

DESCOLA, Phillippe. 1986. La nature domestique : symbolisme e praxis dans l´écologie des Achuar. Paris : Édition de la Maison de France.

FORTIS, Paolo. 2014. “Artefacts and Bodies among Kuna People from Panama”. In: E. Hallam & T. Ingold (eds.), Making and Growing: Anthropological Studies of Organisms and Artefacts. Farnham: Ashgate. pp. 89 -106.

______. 2016. “General MacArthur among the Guna: The Aesthetics of Power and Alterity in an Amerindian Society”. Current Anthropology, 57(4): 430-451.

GOLDMAN, Marcio. 2015. Quinhentos anos de contato : por uma teoria etnográfica da (contra) mestiçagem.” Mana, 21 (3) : 641 – 659.

GUENDEL, Ludwig. 2012. “Reflexiones sobre Vivir Bien y derechos humanos: Un punto de vista práctico”. Ponencia presentada en el Conversatorio Interculturalidad, niñez, vivir bien y desarrollo organizado por CIDESUMSA y UNICEF.

GOW, Peter. 1991. Of Mixed Blood. Kinship and History in Peruvian Amazonia. Oxford: Oxford University Press.

FUJIGAKE LARES, Alejandro. 2014. “Construir el camino del olvido. Rituales mortuorios”. In: I. Martínez (Coord.) Artes de México: Tarahumaras. El camino, el hilo, la palabra, 112: 30-37.

HEATH, Caroline. 2002. Una ventana al infinito: Arte Shipibo-Conibo. Lima: Instituto Cultural Peruano Norteamericano.

HUANACUNI, Fernando. 2010. Vivir Bien/Buen Vivir. Filosofía, políticas, estrategias y experiencias regionales. La Paz: Coordinadora Andina de Organizaciones Indígenas.

HUERTAS FUSCALDO, Bruna e URQUIDI, Vivian. 2015 “O Buen Vivir e os saberes ancestrais frente ao neo-extrativismo do século XXI”. Polis [En línea], 40 | 2015, http://polis.revues.org/10643, consultado el 17 septiembre 2015.

LAGROU, Els. 2011. “Existiria uma arte das sociedades contra o Estado”. Revista de Antropologia, 54 (2): 745 – 780.

LAURA, Rosa. 2016. “El derrame de petróleo que se limpia por dos soles”, Servindi. http://www.servindi.org/actualidad-informe-especial/21/02/2016/el-derrame-de-petroleo-que-se-limpia-por-dos-soles, consultado 20 de março 2016.

LÉVI-STRAUSS, Claude .1985. La potière jalouse. Paris: Plon.

MINISTERIO DE CULTURA DEL PERÚ. 2015. Cerámica Tradicional Awajún. Lima: Estación la Cultura.

OVERING, Joanna. 1988. “Lessons in Wizardry: Personal autonomy and the domestication of Self in Piaroa Society”. In: I. Lewis & G. Jahoda (eds.), Acquiring Culture. London: Croom Helm. pp. 86 -112.

______. 2000. “The efficacy of laughter: the ludic side of magic within Amazonian sociality.”

In: J. Overing & J. Passes, The Anthropology of Love and Anger: the aesthetics of conviviality in native Amazonia. London, New York: Routledge, pp. 64 – 81.

QUIJANO, Anibal. 2012. “Buen vivir, entre el desarrollo y la descolonialidad del poder”. Viento Sur, 122: 46 – 56.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. 2010. Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia e SANTOS, Boaventura de Souza. 2013. “Conversación del mundo”. http://rusredire.lautre.net/?p=176, publicado18 dezembro 2014, consultado em 20 de março 2016.

VALENZUELA, Pilar e VALERA, AGUSTINA. 2005. Koshi shinan ainbo: el testimonio de uma mujer shipiba. Lima: Universidad Nacional Mayor de San Marcos.

VITERI GUALINGA, Carlos. 2002. “Visión indígena del desarrollo en la Amazonía”. Polis. Revista de la Universidad Bolivariana, 1(3): 1-6.

SCHAVELZON, Salvador. 2015. Plurinacionalidad y Vivir BienBuen Vivir: dos conceptos leídos desde Bolivia y Ecuador post-constituyentes. Quito: Abya-Yala.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

Belaunde, L. E. (2017). Viver bem e a cerâmica: técnicas artefatuais e sociais na Amazônia. Revista De Antropologia Da UFSCar, 9(2), 185–200. https://doi.org/10.52426/rau.v9i2.211

Edição

Seção

Dossiê (Contra)Mestiçagens Ameríndias e Afro-Americanas