Vida e cotidiano na comunidade quilombola do Cumbe, em Aracati - CE

Autores

  • Ozaias da Silva Rodrigues UFAM

DOI:

https://doi.org/10.14244/rau.v15i2.464

Palavras-chave:

Vida, Quilombolas, Cumbe, Aracati

Resumo

As imagens que constam neste ensaio fotográfico foram, em sua grande maioria, produzidas por mim e em diversas ocasiões, entre 2022 e 2023. As imagens retratam o cotidiano da comunidade quilombola do Cumbe, em Aracati/CE. Fiz registros fotográficos com os/as interlocutores/as em momentos de lazer e de descontração, sempre pedindo posteriormente a permissão para reproduzi-los. Andando pela comunidade quilombola, eu identifiquei algumas coisas que me pareciam importantes de registrar imageticamente, como um saco de ração para camarão, os caranguejos, a paisagem repleta de tanques de carcinicultura, o museu da comunidade, as igrejas, as dunas, a praia, uma gamboa, o prédio da associação quilombola, bem como quilombolas em momentos de lazer, entre outros. Convido você, portanto, a fazer uma viagem ao Cumbe através de imagens e palavras.

Referências

Evans-Pritchard, Edward Evan (1999). Os Nuer - uma descrição do modo de subsistência e das instituições políticas de um povo nilota. Coleção Estudos. São Paulo: Editora Perspectiva.

Geertz, Clifford (2009). Obras e vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

Latour, Bruno (2021). Sobre o culto moderno dos deuses fatiches: seguido de Iconoclash. São Paulo: Editora Unesp.

Malinowski, Bronislaw Kasper (1978). Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural.

Pinto, Marcia Freire; Nascimento, João Luís Joventino do; Bringel, Paulo Cunha Ferreira & Meireles, Antônio Jeovah de Andrade (2014). Quando os conflitos socioambientais caracterizam um território? Gaia Scientia, Volume Especial Populações Tradicionais, pp. 271-288.

Rodrigues, Ozaias da Silva (2024). “Possibilidade nos dias da destruição”: pandemia e a continuidade da vida entre remanescentes quilombolas do Cumbe – Aracati/Ceará. Tese de doutorado, PPGAS/Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil.

Santos, Antônio Bispo dos (2015). Colonização, Quilombos: modos e significados. Brasília: Universidade de Brasília.

Soaeres, Simone Simões Ferreira (2001). A importância da Antropologia Visual nas monografias etnográficas. Revista de Ciências Sociais, 32(1/2), pp. 113-119.

Stengers, Isabelle (2015). No tempo das catástrofes – resistir à barbárie que se aproxima. São Paulo: Cosac Naify.

Downloads

Publicado

11-09-2024

Como Citar

Rodrigues, O. da S. (2024). Vida e cotidiano na comunidade quilombola do Cumbe, em Aracati - CE. Revista De Antropologia Da UFSCar, 15(2), 354–374. https://doi.org/10.14244/rau.v15i2.464

Edição

Seção

Caderno de Imagens