“Choque de mentes”

dispositivos de controle e disputas simbólicas no sistema socioeducativo

Autores

  • Paulo Artur Malvasi

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v3i1.51

Palavras-chave:

mente, dispositivos de controle, disputas simbólicas, sistema socioeducativo

Resumo

Este artigo apresenta uma trama etnográfica que se desenvolve a partir do acompanhamento da experiência de um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa. A trama descrita expõe a tensão entre a visão normativa do diagnóstico psicológico do  adolescente e a utilização da palavra “mente”, pelo próprio adolescente e por seus interlocutores, como categoria, atributo e locução.  enquanto o trabalho técnico de delinear um perfil para o “adolescente infrator” o situa no limite da razão, este procura se firmar em uma racionalidade que enfatiza os desafios concretos de sua  vida cotidiana - a experiência incerta, dinâmica, arriscada da “vida loka”.  O encontro do uso institucional no sistema  socioeducativo da linguagem cognitiva e comportamental da psicologia e o recurso do adolescente e seus interlocutores do “crime” à expressão “ter uma mente” configura-se em um campo de disputas simbólicas,  indicando o “domínio do mental” como fronteira e interface entre saberes e poderes que permeiam a trajetória do adolescente.

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Publicado

01-06-2011

Como Citar

Malvasi, P. A. (2011). “Choque de mentes”: dispositivos de controle e disputas simbólicas no sistema socioeducativo. Revista De Antropologia Da UFSCar, 3(1), 331–352. https://doi.org/10.52426/rau.v3i1.51

Edição

Seção

Dossiê Jovens em conflito com a lei

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