O quê e o como aprender

as crianças kalapalo e algumas problematizações em torno do conhecimento

Autores

  • Veronica Monachini de Carvalho
  • Lucas da Costa Maciel

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.276

Palavras-chave:

transformação, criança, aprendizado, Alto Xingu

Resumo

Este artigo visa reunir aspectos teórico-etnográficos que contribuam para as discussões acerca dos processos tradicionais indígenas de aprendizado, lançando o olhar sobre o protagonismo das crianças. Para discutir a formação da criança kalapalo do Território Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso, tratamos das relações entre as diferentes categorias de conhecimento, “tradicionais” e kagaiha (“de branco”), mobilizadas na aldeia e em seus entornos, e o processo mais amplo de fabricação do corpo e da Pessoa. Para isso, nos inserimos e privilegiamos as discussões e usos de diferentes categorias de conhecimento que são acionadas pelos professores da Escola Estadual Indígena Central Aiha, pais e crianças da aldeia kalapalo Aiha.

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Publicado

01-06-2019

Como Citar

Carvalho, V. M. de, & Maciel, L. da C. (2019). O quê e o como aprender: as crianças kalapalo e algumas problematizações em torno do conhecimento. Revista De Antropologia Da UFSCar, 11(1), 101–122. https://doi.org/10.52426/rau.v11i1.276

Edição

Seção

Dossiê: Crianças e Infâncias Indígenas