O dom e a teoria ameríndia

Autores

  • Marcos Lanna

DOI:

https://doi.org/10.52426/rau.v4i1.60

Palavras-chave:

dom, ameríndios, serviço da noiva, chefia

Resumo

Este texto elabora uma concepção ampla do dom, presente em M. Mauss, que inclui tanto objetos materiais como visitas, festas, danças, canções, nomes, direitos inalienáveis sobre territórios e objetos, assim como relações de violência, vingança, roubo e predação. Seu propósito é sugerir a pertinência desta concepção de dom para uma antropologia ameríndia, enfatizando os fenômenos da chefia e do serviço da noiva. Conclui com a hipótese de que a surpreendente generalidade do serviço da noiva pode nos conduzir a investigar de modo fecundo fenômenos aparentemente não relacionados a ele diretamente, como o cativeiro do  guerreiro tupinambá

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Publicado

01-06-2012

Como Citar

Lanna, M. (2012). O dom e a teoria ameríndia. Revista De Antropologia Da UFSCar, 4(1), 10–20. https://doi.org/10.52426/rau.v4i1.60

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